Nascido no charmoso vilarejo de Praia do Forte, em 2006, 16ª edição em 2022, o Festival Tempero no Forte homenageia a cultura e a gastronomia da Bahia e do Brasil através da Música Instrumental e da rica culinária do nosso país e do nosso Estado.
Uma vez por ano, o Litoral Norte fica ainda mais convidativo com a presença de Chefs e Artistas de todo o Brasil, que aportam nesse paraíso e promovem um verdadeiro espetáculo de sons e sabores.
Eleito como a terceira maior atração da região, em pesquisa do Ministério do Turismo, FGV e Sebrae Nacional, o Tempero no Forte movimenta a economia criativa das regiões onde atua, entrando também para o Calendário nacional de Eventos do Ministério do Turismo. Expandindo territórios, o Tempero alcançou Salvador desde 2017 e ultrapassou fronteiras realizando a primeira edição em Portugal, em 2022,
A Música Instrumental, que através da Lei Federal de Incentivo à Cultura desde 2015 faz parte do Festival, continua sendo uma das nossas marcas registradas do Festival, com shows de artistas renomados que se apresentam gratuitamente e com acessibilidade, para turistas, comunidade e visitantes, garantindo a trilha sonora da festa.
Tradicional vila de pescadores no Litoral Norte da Bahia, a Praia do Forte tem sua origem ligada à antiga fortaleza erguida no Século XVI para proteger a costa de invasores. Considerada a primeira fortificação militar portuguesa do Brasil, o Castelo Garcia d’Ávila é um dos mais importantes monumentos do patrimônio histórico nacional, e por suas características medievais, é também a única construção do gênero nas Américas.
Com o passar dos séculos, o pequeno povoado que se formou na região foi incorporado ao mapa turístico da Bahia, ganhando pousadas de charme, hotéis de luxo, lojas de grife e uma cena gastronômica digna de uma grande metrópole. Foi nesse contexto que, em 2006, surgia o Tempero no Forte, um festival que acrescentou ainda mais cultura e sabor a um destino tão amado por baianos e turistas.
Desde a sua concepção, o Tempero promove a música, a culinária e a arte como valorização regional, desenvolvendo o empreendedorismo e a economia criativa, na certeza de poder encantar o público com a cultura local e sugestões de pratos inovadores que até hoje estão nos cardápios de muitos restaurantes da região.
Em 2017, o Festival chegou a Salvador, fruto de uma parceria com a Boa Lembrança e trazendo os sabores da Baía de Todos os Santos, da carne de fumeiro aos frutos do mar. Era o início do Tempero Bahia, um grande sucesso que se repetiu consecutivamente e hoje tem 5 edições. Em 2022 atingiu mais 3.500.000 de visualizações nas redes e realizou a sua primeira edição internacional, chegando a Portugal, em Lisboa e Cascais, levando Música Instrumental e gastronomia de qualidade, unindo as culturas dos 2 países.
Um dos destinos turísticos mais cobiçados da Costa dos Coqueiros, no Litoral Norte de Salvador, Praia do Forte recebe pela décima sexta vez, o consagrado Festival de Cultura e Gastronomia Tempero no Forte vai acontecer nos dias 9 e 10 de dezembro, sábado e domingo, sob o tema na Cozinha Show “O Brasil e o Mundo”, em homenagem aos países da Copa do Mundo 2022. Música Instrumental e Gastronomia, que fazem girar a economia criativa e o turismo do local, estarão presentes no novo formato. “Desafios sempre fizeram parte da história do Tempero. A princípio, a requalificação da Vila de Praia do Forte, que será uma grande oportunidade para renovação do Projeto em 2023, surgiu como um obstáculo para a realização do evento em 2022. Mas com a parceria do Projeto Tamar, vislumbramos manter o conceito do Festival, contemplando os segmentos dos Shows Instrumentais e da principal e mais desejada atração do evento – a Cozinha Show, que chega com Chefs Nacionais e locais e uma estrutura nunca vista, com o apoio do nosso principal patrocinador – a Electrolux. Teremos também uma atração com música itinerante e capacitações para o Trade”, afirma Djanira Dias, da 2D Projetos Culturais e Eventos, empresária e organizadora do festival.
Diferentemente das edições anteriores, neste ano, a criação de Pratos especiais no Circuito dos Restaurantes não acontecerá no formato original, já que a Prefeitura de Mata de São João está em fase de obras de requalificação da Vila de Praia do Forte. No entanto, os Restaurantes, Pousadas e o comércio de Praia do Forte estará aberto como de costume, oferecendo seus produtos e serviços normalmente. A organização do evento manteve a ideia de realizar, sim, o Festival, adaptando a um formato mais adequado à realidade do cenário, e, fortalecendo a parceria com o Projeto Tamar, garantindo dois dias de pura gastronomia à beira mar, através da nova Cozinha Show, que antes acontecia na Vila, com 8 Aulas e a presença de chefs locais e nacionais, além de 4 Shows de Música Instrumental, com uma atração nacional, de forma gratuita e acessível, para turistas e visitantes amantes da cultura e da culinária festejarem no destino, unindo lazer e diversão, tornando o fim de semana com gostinho de quero mais.
O Tempero no Forte é um Projeto aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com realização do Governo Federal através da Secretaria Especial da Cultura e do Ministério do Turismo, com patrocínio da Electrolux e apoio do Governo do Estado e Secretaria de Turismo, Prefeitura de Mata de São João, Projeto Tamar, Turisforte e Senac e organização e produção da 2D Projetos Culturais e Eventos.
Ministério do Turismo e Electrolux apresentam